sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Belleville




Metropolitain de Paris, Belleville


Belleville é um bairro a oeste de Paris, pelo 19. ou 20. arrondissement. Atualmente serve de moradia e local de trabalho para um significativo número de imigrantes, provenientes de várias partes do mundo. Restaurantes chineses, coreanos e vietnamitas proliferam em cada esquina. De um lado da rua ve-se um turco cuidando da sua loja de tecidos; do outro, um grego vendendo crepes. Anúncios de brasileiros que dao aula de capoeira, um russo ou um búlgaro de tracos neandertalescos pedindo esmola.
Belleville é onde Paris comeca a nao ser mais o seu próprio estereótipo e fica colorida de um jeito muito notável, como o lenco dessa mulher. Perto dali também fica o famoso Père Lachaise, onde Pierre Bourdieu, Heloisa e Abelardo, Piaf, Auguste Comte e Jim Morrisson aproveitam o sono dos justos.

2 comentários:

Mfan disse...

Paris, por sinal, é uma cidade que foge muito fácil ao seu estereótipo. Chegando de metrô em Montmartre já se vê isso, apesar de o bairro ser "parisiense" ao extremo, com músicos de rua e pintores de praça.
Sobre cemitérios em Paris, não achei Bourdieu e Merleau-Ponty. Devo ter deixado - incosncientemente - para uma próxima vez. Um dia.

. disse...

Não entendi por que tu tirou aquele texto sobre os Estados Unidos e colocou outro menos significativo (mas bom mesmo assim) no lugar.